7 Dicas para um joelho saudável


7 Dicas para um joelho saudável

A busca por uma vida mais ativa e saudável fez com que muitas pessoas de diferentes idades procurassem por exercícios físicos. O que muitos não buscam é proteger uma parte bastante importante para a sustentação, flexibilidade e estabilidade do corpo - o joelho, considerado a maior articulação do corpo humano.

O joelho é considerado uma parte bastante vulnerável e sujeita a lesões, traumas e desgastes, que podem ocasionar diversos problemas e limitações. Para evitar lesões no joelho, a Ortocentro preparou 7 dicas para você ter um joelho saudável. Confira!

 

1 - Pratique atividades físicas

Homem praticando atividade fisica para manter o joelho saudavél

A prática de exercícios físicos é benéfica para todas as idades, mas para pessoas que já sofreram algum tipo de trauma no joelho, a recomendação é evitar a prática de exercícios de alto impacto. Isso porque as atividades físicas de alto impacto, como correr em asfalto, exigem muito mais esforço do joelho, ainda mais se o calçado for inadequado para a prática de exercícios. 

 

2- Utilize o calçado correto

Como falado anteriormente, o calçado inadequado para a prática de execícios físicos exige um maior esforço do joelho. Dessa forma, para manter o seu joelho saudável, utilize calçados confortáveis, como tênis com amortecedor, que ajudam a tirar a pressão da articulação do joelho, através do alinhamento adequado do membro e melhoria do equilíbrio. 

Outra recomendação é evitar o uso de salto alto, pois essa prática causa o encurtamento da musculatura da panturrilha e enfraquece a musculatura anterior da perna. 

 

3 - Mantenha o peso ideal

Você sabia que a cada 0,5 kg a mais do seu peso ideal, equivale a 2,5 kg de pressão nos joelhos? Assim, o aumento de peso faz com que a carga exercida sobre os joelhos seja elevada. A repetição do esforço por um longo tempo, aumenta as chances de ter lesões no joelho. Por isso é tão importante manter o peso ideal para não sobrecarregar os joelhos.

 

4- Não permaneça por muito tempo sentado 

Permanecer muito tempo sentado faz com que os joelhos fiquem flexionados durante muito tempo, o que eleva a pressão na parte anterior do membro e traz como consequência dor e inflamação na região. Para evitar dor no joelho, recomendamos que seja feita algumas pausas durante as horas de trabalho e caminhe um pouco a cada 30-40 minutos para ativar a circulação sanguínea muscular e articular.

 

5- Fortaleça os músculos do joelho

Senhoras alongando o joelho pra avitar lessão

Outra forma de como evitar lesões no joelho é fortalecer os músculos dessa região, como os músculos da coxa, joelho, panturrilha e glúteos. Todos os músculos que fazem parte dos membros inferiores precisam ser fortalecidos, pois eles ajudam na movimentação e na força, além de reduzir a pressão e o impacto nos joelhos

 

6- Repouse após cada exercício

O corpo, por mais bem preparado que seja, precisa de repouso e descanso para a recuperação adequada do organismo. Todavia, o descanso ideal pode ser intercalados entre a execução dos exercícios. Por exemplo, durante os exercícios de fortalecimento dos joelhos, é aconselhável intercalar as diferentes atividades com uma pausa, o mesmo deve ocorrer em treinos de musculação.

 

7- Procure por um ortopedista

Médico examinando lessão no joelho

A nossa última dica tem a ver com uma atitude, na presença de qualquer dor no joelho ou algum desconforto que impossibilite qualquer movimento do joelho, procure um profissional especializado na área da Ortopedia. A avaliação feita por profissionais especializados permite identificar o grau da lesão, bem como a mobilidade individual, fator determinante para realização de qualquer tipo de atividade física. Além disso, o ortopedista pode indicar exercícios adequados e os melhores tratamentos para corrigir qualquer problema que possa causar lesões aos joelhos.

Mais importante que tratar uma lesão é preveni-la, por isso siga as nossas dicas para manter o seu joelho saudável. 

 

Cuide-se!