COLUNA TRAVADA - O QUE FAZER?


COLUNA TRAVADA - O QUE FAZER?
Coluna travada com certeza pode assustar, mas não se preocupe: sua mobilidade voltará. Saiba tudo sobre essa situação nesse artigo.

Na maioria das vezes, quando a coluna trava a dor nas costas pode ser aguda e intensa a ponto do paciente não se movimentar e isso é consequência de ações prejudiciais como levantar peso sozinho, pois ao se fazer força, o tronco é dobrado para a frente, deixando o paciente imovel e por incrível que pareça, é um mecanismo de defesa de nosso próprio corpo, que ao travar a coluna, possibilita a area lesionada ficar estabilizada, sem movimentos para que seja evitada uma lesão maior ainda.

Se essa situação acontecer com você em primeiro lugar, mantenha a calma pois com o tempo, a sua mobilidade vai ser recuperada. O recomendado é repouso total e se estiver com dores, fazer compressas quentes para aliviar os sintomas e assim que você tiver condições, vá a uma consulta de emergência com um ortopedista especialista em coluna. Vale ressaltar que em hipótese alguma você deve se automedicar, pois como já foi falado anteriormente, há um bom motivo para a sua imobilidade temporária e forçar movimentos enquanto você deveria estar em repouso pode resultar em lesões mais sérias.

O procedimento padrão do médico que vai cuidar do paciente que está com a coluna travada é perguntar sobre a rotina e solicitar exames diagnósticos de imagem, para decidir qual o melhor tratamento para que a coluna volte ao estado normal. Geralmente o tratamento envolve medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, repouso e compressas quentes na região da coluna. Sessões de fisioterapia também podem ser solicitadas após a fase aguda da coluna "travada".

A coluna travada é uma experiência dolorosa, mas que felizmente, na maior parte dos casos, é resolvida em curto período de tempo. Se a dor não melhorar satisfatoriamente talvez seja necessário o contínuo acompanhamento médico. Por último, a melhor maneira de prevenir a coluna de "travar", é mantendo uma postura adequada e fortalecendo a região com exercícios e alongamentos: uma caminhada diária ou uma sessão de natação traz uma série de benefícios para o seu organismo, entre eles a prevenção a problemas relacionados a coluna.

 


 

 

fotografia do dr francisco

Dr. Francisco M. Penha

Ortopedia e Traumatologia | Cirurgia da Coluna

CRM 20.082 | RQE 16.287 | SBOT 16.443

O Dr. Francisco Penha é graduado em Medicina pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e Especialização em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital Governador Celso Ramos (HGCR). Em Brusque, ele realiza atendimentos ambulatoriais aqui na Ortocentro. Você pode agendar sua consulta com o Dr. Francisco através do whatsapp (47)98497-3346

 
 
fotografia do dr rafael

Dr. Rafael B. Hoffmann

Ortopedia e Traumatologia | Cirurgia da Coluna

CRM 15.872 | RQE 10.864 | SBOT 13.367

O Dr. Rafael é graduado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2009 e Especialização em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital Governador Celso Ramos (HGCR). Em Brusque, ele realiza atendimentos ambulatoriais aqui na Ortocentro. Você pode agendar sua consulta com o Dr. Rafael através do whatsapp (47)98497-3346