ESTOU COM DOR NO OMBRO, PRECISO IR AO MÉDICO?


ESTOU COM DOR NO OMBRO, PRECISO IR AO MÉDICO?
Será que toda dor no ombro é motivo para procurar o seu ortopedista? Vamos conversar e orientar você sobre esse assunto nessa matéria, fique conosco até o final!

A dor no ombro é um sintoma que afeta pessoas de todas as idades e origens, sendo que até 25% da população adulta sofre com ela em algum ponto de sua vida. Embora muitas pessoas possam sentir apenas um desconforto no ombro que desaparece sozinho, há certos casos em que é necessária atenção médica mais atenta: é o caso de dor persistente no ombro que está afetando sua vida diária. Ignorar a dor ou atrasar o tratamento pode resultar em danos a longo prazo na articulação do ombro, que podem ser difíceis de reparar e podem levar a dor crônica e mobilidade limitada.

A dor no ombro é um sintoma que indica causas diferentes, incluindo:

A lesão do manguito rotador, que é um grupo de músculos e tendões que prendem a omoplata ao osso do braço. Se um desses músculos ou tendões for danificado, ou rompido, pode causar dor e amplitude de movimento limitada.

A bursite, que é uma inflamação dolorosa da bursa (uma bolsa preenchida com líquido que proporciona amortecimento onde a pele, músculos, tendões e ligamentos deslizam sobre os ossos).

A artrite é uma condição na qual as articulações ficam inflamadas, causando dor e rigidez. A artrite do ombro pode ocorrer como resultado de desgaste ou como resultado de uma doença autoimune.

O ombro congelado, também conhecido como capsulite adesiva, é uma condição na qual a articulação do ombro fica rígida e dolorida. Pode ocorrer como resultado de lesão, cirurgia ou uma condição médica subjacente.

A Instabilidade do ombro, que ocorre quando os ligamentos, o manguito rotador e o lábio da glenóide não estão sendo suficientes para manter a articulação funcionando com firmeza adequada. Assim, além da dor e desconforto, o paciente sente falta de firmeza e segurança no ombro e pode ter a sensação que ele vai sair do lugar. Quando o paciente não busca tratamento para a instabilidade do ombro essa condição pode evoluir para artrose do ombro, muitas vezes irreversível.

Obviamente, fraturas do ombro podem causar dor intensa e mobilidade limitada e é necessário buscar ajuda médica imediata, para que o paciente tenha os cuidados necessários para uma completa recuperação.

Mas quando procurar atendimento médico em caso de dor no ombro? No geral é importante prestar atenção à gravidade de seus sintomas. Em geral, você deve procurar atendimento médico se:

  • Sua dor é intensa e persistente.
  • Você tem dificuldade em mover o braço ou o ombro.
  • Seu ombro está visivelmente inchado ou deformado.
  • Você tem dormência ou formigamento no braço, ou na mão.
  • Sua dor é acompanhada de febre ou calafrios.
  • Você sofreu recentemente uma queda ou outra lesão.

Quando você procura atendimento médico para dor no ombro, seu médico realizará um exame físico e poderá solicitar exames de imagem, como raios-X, ressonância magnética ou tomografia computadorizada, que são exames diagnósticos fundamentais para detecção da causa da dor no ombro e em consequência, auxilia o especialista em ombro a escolher o melhor tratamento para você.

Opções de tratamento

Quanto às opções de tratamento para dor no ombro, é importante precisar a origem da dor e no geral, o tratamento inclui:

Repouso e fisioterapia

Pacientes que apresentam desconforto ou dor leve no ombro, o repouso e a fisioterapia podem ser suficientes para aliviar os sintomas e melhorar a mobilidade. Um fisioterapeuta vai criar um programa de exercícios personalizados para fortalecer os músculos e melhorar a flexibilidade na articulação do ombro.Com algumas sessoes de fisioterapia, os pacientes com dor no ombro podem experimentar melhorias significativas em seus sintomas

Uso de medicamentos

Analgésicos e anti-inflamatórios podem ser recomendados para controlar a dor e a inflamação em casos de dores nos ombros, mas o seu uso deve sempre ser aprovado pelo seu médico, então é essencial passar pela consulta com o ortopedista especialista em ombro.

Infiltrações/ Injeções

Injeções de corticosteróides podem ser recomendadas para reduzir a inflamação e dores, ajudando na recuperação do paciente.

Cirurgia

Há situações de dor intensa ou persistente ou mesmo perda de mobilidade do ombro onde apenas uma cirurgia pode reparar danos nas articulações e permitir que o paciente tenha novamente qualidade de vida. .

Prevenção da dor no ombro

Embora não seja possível prevenir todas as doenças que causam dor e desconforto no ombro, existem alguns hábitos que você pode normalizar para reduzir o risco de desenvolver problemas no ombro, como:

Manter uma boa postura, pois má postura pode sobrecarregar desnecessariamente a articulação do ombro, causando dor e desconforto.

Adotar uma agenda com exercícios de fortalecimento regulares, principalmente exercícios que fortalecem os músculos e tendões do ombro, podem ajudar a prevenir lesões e reduzir o risco de desenvolver dores no ombro.

Evitando movimentos repetitivos. Claro que devido ao seu trabalho, nem sempre será possível evitar essa situação, se for o caso, se o seu trabalho ou atividades diárias envolvem movimentos repetitivos, como levantar ou alcançar acima da cabeça, faça pausas frequentes para descansar o ombro e reduzir o risco de lesões.

 


 

 

Na Ortocentro, temos em nosso corpo clínico o Dr. João Paulo, que exerce a especialidade de ortopedia pediátrica de maneira exemplar. Você pode agendar uma consulta para seu filho através do botão abaixo.

 

fotografia do dr joão paulo

Dr. João Paulo Bordin

Ortopedia e Traumatologia | Cirurgia do ombro | Videoartroscopia

CRM/SC 22652 | RQE 35664 | SBOT 1677

O Dr. João Paulo é graduado em medicina pela Medicina pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e especialização em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital Regional de São José, localizado na cidade de São José - SC . Em Brusque, ele realiza atendimentos ambulatoriais aqui na Ortocentro. Você pode agendar sua consulta com o Dr. João Paulo através do whatsapp (47)98497-3346