QUANTO TEMPO PARA ANDAR APÓS CIRURGIA DE TORNOZELO?


QUANTO TEMPO PARA ANDAR APÓS CIRURGIA DE TORNOZELO?
Esta ansioso para voltar às atividades diárias após a cirurgia do pé e/ou tornozelo? Nessa matéria você saberá um pouco melhor sobre o pós cirurgia dessa região do corpo.

Uma das principais questões após a cirurgia no tornozelo é o tempo necessário para voltar a andar. O tornozelo, uma articulação delicada entre o pé e a perna, composta por tálus, fíbula e tíbia, demanda cuidados especiais durante a recuperação.

A cirurgia é frequentemente indicada para tratar fraturas ou lesões nessa região, muitas vezes decorrentes de traumas como inversão (quando o tornozelo gira para dentro) ou eversão (giro para fora), podendo ocorrer ambos os tipos de fratura simultaneamente.

Nos casos graves, a intervenção cirúrgica é a escolha para fraturas expostas, de alta energia ou compressão axial. O procedimento envolve reposicionar e fixar os fragmentos ósseos por meio de parafusos ou placas metálicas.

O pós-cirúrgico é personalizado, variando conforme cada caso. Após cerca de 2 semanas, os pontos cirúrgicos são retirados. É comum o uso de uma bota imobilizadora por aproximadamente 45 dias para estabilização. Com a consolidação óssea evidenciada no raio-X, inicia-se a fisioterapia sob orientação do ortopedista. Recomenda-se evitar esforço na região por até 16 semanas.

O período para voltar a andar é variável e depende do tipo de fratura, técnica cirúrgica e idade. Crianças podem se recuperar em 2 meses, enquanto idosos podem levar até 1 ano. Fraturas complexas podem demandar anos para recuperação completa. Em geral, a recuperação varia de 6 meses a 1 ano.

Dicas para acelerar a recuperação incluem seguir as orientações médicas sobre o gesso, evitar esforços, e adotar uma dieta rica em cálcio e vitamina C, essenciais para a cicatrização óssea e regeneração de tecidos. Além disso, alimentos anti-inflamatórios são recomendados, enquanto o consumo moderado de açúcares e álcool auxilia na cicatrização.

Investir nos cuidados indicados por seu médico é essencial para uma recuperação mais rápida e eficaz após uma cirurgia no tornozelo.


Na Ortocentro, temos em nosso corpo clínico o Dr. Antônio e o Dr. Luiz Fernando, ortopedistas especialistas em cirurgia do pé e tornozelo Você pode agendar uma consulta através do botão abaixo.

Agende sua consulta

fotografia do dr antonio

Dr. Antônio Custódio

Ortopedia e Traumatologia | Cirurgia do Pé e Tornozelo | Perícia Médica

CRM 4.065 | RQE 1245 | RQE 10745 | SBOT 4490

O Dr. Antônio é graduado em Medicina pela pela Escola Paulista de Medicina e fez sua residência em Ortopedia e Traumatologia Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo Francisco Morato de Oliveira, em 1984 . Em Brusque, ele realiza atendimentos ambulatoriais aqui na Ortocentro. Você pode agendar sua consulta com o Dr. Luiz Fernando através do whatsapp (47)98497-3346


fotografia do dr luiz

Dr. Luiz Fernando Silveira

Ortopedia e Traumatologia | Cirurgia do Pé e Tornozelo

CRM 30132 | RQE 19881 | SBOT 12909

O Dr. Luiz Fernando é graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e fez sua residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte- MG . Em Brusque, ele realiza atendimentos ambulatoriais aqui na Ortocentro. Você pode agendar sua consulta com o Dr. Luiz Fernando através do whatsapp (47)98497-3346