Você já ouviu falar da termoterapia? É um recurso muito utilizado mas poucos o chamam assim: é um tratamento para alívio das dores e que pode até mesmo ser considerado como medicina caseira. No entanto, há embasamento científico por trás da técnica, que também é utilizada por especialistas de diferentes áreas.
A Ortocentro separou esse artigo para te ajudar a entender o que é, como funciona e quando utilizar a termoterapia. Boa leitura!
O que é termoterapia?
A termoterapia é quando se utiliza a mudança de temperatura para aliviar dores. É bem comum pessoas usarem banhos quentes para as dores musculares, bolsas de água para cólicas e até mesmo o uso de gelo para aliviar as dores de pancadas.
Essa técnica é conhecida por todos, e passa de geração em geração como uma forma facilitada de resolver algumas dores que acometem as pessoas no dia a dia. Mas, é preciso cuidado para utilizá-la.
Quando feita de forma incorreta, o resultado pode intensificar as dores ao invés de amenizá-las. Por essa razão, é importante que a busca por profissionais especialistas seja o primeiro ponto em caso de dores e lesões, para que o tratamento seja feito de forma correta e não prejudique a qualidade de vida do paciente.
Como funciona a termoterapia?
A termoterapia funciona com a utilização da mudança de temperatura nos tecidos corporais. Seja através do calor ou do frio, sua aplicação é feita na pele para que as dores naquela região sejam aliviadas.
Dessa maneira, a água quente, por exemplo, funciona como uma forma de aumentar a vasodilatação e aliviar algumas dores, provocando o relaxamento do músculo e aliviando a tensão no local, que é a responsável por causar a dor.
Por outro lado, a aplicação de gelo no local da dor, também pode indicar alívio. O frio age para a recuperação do tecido e auxilia em casos de luxações, torções e impactos traumáticos, como tombos e pancadas.
Ou seja, seja para o calor ou frio, a termoterapia pode ser utilizada em benefício do paciente, aliviando as dores sem a necessidade da ingestão ou aplicação de medicamentos ou tratamentos mais invasivos.
No entanto, é preciso cautela. A termoterapia nem sempre é a melhor opção para aliviar as dores e, em alguns casos, pode piorar o quadro clínico ou levar a complicações. Por isso, é importante estar atento a quando e como utilizá-la.
Quando aplicar termoterapia?
A termoterapia pode ser aplicada em diferentes casos. Os mais comuns para sua utilização são as dores causadas por esforço físico; para aliviar a rigidez em áreas específicas, principalmente quando relacionadas a osteoartrite, pontos-gatilho e nós musculares.
Ela também é eficaz em casos de câimbras, dores menstruais, estresse postural e para combater as dores e sensibilidades causadas por doenças reumáticas, privação de sono, fibromialgia e até mesmo efeitos colaterais de drogas.
Mas, existem situações em que a aplicação de calor ou frio pode prejudicar ou piorar o quadro clínico do paciente. A termoterapia não é indicada em casos de gravidez, inflamações agudas, febre, queimaduras, tumores, feridas abertas e partes sensíveis do corpo.
Além disso, lesões recentes também não devem ser tratadas com a técnica gelo ou água quente, que pode levar a piora do quadro. Para saber melhor como tratar as dores o indicado é buscar atendimento médico para se certificar da eficácia da termoterapia.
Vale ressaltar que, é extremamente importante procurar atendimento profissional para dores crônicas e de causas não conhecidas. A termoterapia, deve ser utilizada de maneira consciente e, em caso de dúvidas, o ideal é agendar uma consulta com um especialista para o tratamento adequado.