CÃIBRAS: PREVENÇÃO E TRATAMENTO


CÃIBRAS: PREVENÇÃO E TRATAMENTO
Descubra como prevenir e tratar cãibras eficazmente. Proteja-se contra o desconforto e a interrupção das atividades diárias. Conheça estratégias simples para manter seus músculos relaxados e saudáveis. Cãibras: prevenção e tratamento ao seu alcance.

As cãibras musculares, contrações involuntárias e persistentes, podem causar dor intensa e limitar a funcionalidade. Geralmente, afetam a panturrilha e a coxa, causando desconforto repentino e incapacidade momentânea. A origem exata das cãibras ainda é um mistério, mas fatores como fadiga, fraqueza muscular, falta de alongamento, desidratação e deficiência de eletrólitos podem desencadear esses episódios.

Atletas e indivíduos acima de 35 anos são mais suscetíveis. O descondicionamento físico e a perda gradual de massa muscular com a idade aumentam o risco. Além disso, com o envelhecimento, a regulação da sede e da temperatura corporal é afetada, tornando a hidratação adequada ainda mais crucial. Os sintomas variam de dor intensa a deformações musculares visíveis, com duração de segundos a minutos.

Tratamento e Prevenção de Cãibras Musculares

Ao ocorrer uma cãibra, interrompa a atividade e alongue o músculo afetado. Para prevenção, o condicionamento físico adequado, exercícios de flexibilidade e hidratação são fundamentais. No entanto, se as cãibras persistirem de forma severa ou frequente, é recomendável buscar orientação médica especializada, especialmente se não estiverem associadas aos fatores comuns.

Procure Ajuda Médica Especializada

Cãibras persistentes e graves podem estar relacionadas a condições médicas subjacentes. Um especialista em Medicina Esportiva afiliado à Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) pode oferecer orientação profissional, identificando possíveis causas como problemas circulatórios, neurológicos ou hormonais.Fique atento aos sinais do seu corpo e busque ajuda especializada para garantir o cuidado adequado.

.


 

 

A Ortocentro Brusque conta com o Dr. Gabriel Faria de Lima, formado em fisiologia do exercício e medicina esportiva (CRM 26745) no seu corpo clínico que vai atender suas necessidades quanto à gestão de atividades físicas. Você pode agendar sua consulta através do botão abaixo.

Agende sua consulta

 

 

fotografia do dr gabriel

Dr. Gabriel Lima

Medicina do esporte
CRM 26745

O Dr. Gabriel é graduado em Medicina pela Universidade Católica do Paraná e desde então vem exercendo a profissão como médico do @coritiba e realizando atendimentos ambulatoriais na Ortocentro, na cidade de Brusque. Você pode agendar sua consulta com o Dr. Gabriel através do whatsapp (47)98497-3346