Medicina Esportiva: melhore sua performance


Medicina Esportiva: melhore sua performance

A Medicina Esportiva ainda é uma especialidade pouco conhecida, mas já desponta como uma área bastante promissora da medicina.

Que a prática de esportes e atividades físicas faz bem para a saúde física e mental, melhora a disposição, proporciona bem-estar e ajuda a prevenir vários tipos de doenças, isso você já sabe. Agora, o que talvez você e boa parte da população ainda não sabem, é que há uma especialidade que cuida da manutenção do bom funcionamento do corpo do indivíduo, seja atleta ou não, chamada de Medicina Esportiva.

A Medicina do Esporte ou Medicina Desportiva, como também é conhecida, é um ramo da medicina que estuda a influência da prática ou da ausência do exercício físico sobre a saúde das pessoas, sejam elas praticantes profissionais ou não.

Como a Medicina Esportiva ainda é uma área pouco conhecida, a Ortocentro elaborou este conteúdo com a ajuda do Dr. Gabriel Faria de Lima, especialista em Fisiologia do Exercício e Medicina Esportiva, para explicar vários pontos importantes sobre essa especialidade. Confira!

 

O que é Medicina Esportiva?

A Medicina Esportiva é a especialidade médica que contempla aspectos teóricos e práticos sobre a prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de lesões ocasionadas pelos esportes, contribuindo para uma maximização da performance do atleta.

Embora seja destinada principalmente a atletas de alto nível, a Medicina Esportiva não se restringe apenas a este grupo, contribui também com a melhora da performance de outros atletas e mesmo pessoas não atletas, que procuram utilizar a atividade física como meio de melhorar a saúde. 

Diante disso, podemos afirmar que a Medicina Esportiva é a especialidade médica que cuida das pessoas que buscam seu bem-estar por meio da prática de exercícios físicos ou de alguma atividade esportiva.

 

O que faz o médico do esporte?

O que faz o médico do esporte

O médico especialista em Medicina do Exercício e Esporte é responsável por orientar a prática de atividade física de modo individualizado e guiar o paciente de acordo com suas metas, seja ele um atleta de alto rendimento ou não. Sendo assim, o papel do médico do esporte contempla quatro importantes ramos da Medicina Esportiva, a saber: 

O que faz o médico do esporte

Prevenção

Como o próprio nome já diz, esse ramo da Medicina Esportiva trata de prevenir o agravamento ou o surgimento de novas lesões em atletas, através do estabelecimento de uma série de cuidados para a prática adequada dos exercícios. Os especialistas nesse ramo têm pleno conhecimento dos movimentos de cada esporte, por isso são capacitados para indicar a forma correta para executar qualquer exercício.

 

Tratamento

É quase que impossível não ocorrer lesões durante a execução de um exercício, contudo, após a ocorrência, o caminho é tratá-las de forma adequada, com profissionais capacitados. Esse cuidado é fundamental para evitar a recorrência ou mesmo a utilização de tratamentos agressivos ao corpo para tratar as lesões. 

 

Reabilitação 

Após o surgimento da lesão e o tratamento, o praticante de esportes precisa passar pelo processo de reabilitação, que é quando vários profissionais, como médico do esporte, fisioterapeutas, etc., trabalham em conjunto para proporcionar todas as condições viáveis para que o atleta possa retornar a praticar atividade física de forma correta e sem risco à saúde. 

 

Acompanhamento 

Quem passa por um tratamento para reparar lesão sofrida durante a prática de exercícios ou mesmo treinamentos para intensificar treinos, precisa ser acompanhado por um profissional especialista em medicina esportiva. Isso porque esse acompanhamento funcionará como uma assessoria, orientando outras áreas com o objetivo de preservar a saúde e bem-estar do esportista.

Além disso, o Dr. Gabriel Faria de Lima aponta também para outras áreas de atuação do médico do esporte, como a nutrologia esportiva, lesões ortopédicas relacionadas ao esporte, avaliação cardiológica pré-participação do exercício e doenças crônicas, por exemplo.

Ele também pontua que esse profissional utiliza-se da atividade física e de hábitos alimentares como ferramenta de saúde, para atuar na prevenção e tratamento de doenças crônicas relacionados aos hábitos de vida, como diabetes, pressão alta, obesidade, problemas de colesterol, ansiedade, dentre outras.


 

O médico do esporte só trabalha com atletas de alta performance?

Quando devo procurar um médico do esporte

Esse é o principal pensamento equivocado das pessoas sobre a Medicina Esportiva, pois essa especialidade tem um papel muito maior, impactando na vida de muitas pessoas que não são atletas também.

Para entendermos a complexidade do trabalho do médico do esporte, basta pararmos para analisar as maiores causas de morte no mundo, chegaremos às doenças cardiovasculares seguidas de perto por diabetes, doenças endócrinas e distúrbios metabólicos. 

Certo! E onde entra a Medicina Esportiva nisso tudo?

Quando diagnosticado algum tipo dessas doenças, a primeira ação do médico é prescrever uma mudança no estilo de vida do paciente, e é nesse ponto que a Medicina Esportiva se encaixa. Não só no tratamento, como na prevenção!

Hipertensão, hiperglicemia, obesidade e hipercolesterolemia estão entre os maiores fatores de risco que levam a óbito. Todos esses fatores podem ser reduzidos e controlados através de uma vida mais saudável e da prática de exercício físico. É aqui que entra o médico do esporte, que deve ter conhecimento em medicina do exercício e do esporte para poder prescrever uma atividade física de forma adequada aos seus pacientes.

O conhecimento do médico do esporte também pode ajudar na melhoria e qualidade de vida do idoso, pois nessa fase da vida o risco de quedas é muito grande, e entre as principais causas estão a parte funcional, tônus, postura e deformidades articulares. Em todas essas causas, a medicina do exercício e do esporte pode interferir para que os riscos de queda sejam diminuídos.

 

Quando devo procurar um médico do esporte?

Por ser uma especialidade ainda pouco conhecida pelas pessoas, ainda há muitas dúvidas em relação sobre quem deve procurar um médico do esporte ou quando isso deve ser feito. 

Dr. Gabriel Faria de Lima aponta que todos aqueles que estejam em busca de uma qualidade de vida melhor devem procurar um médico do esporte, independente de ser criança, adolescente, adulto ou idoso, do nível de atividade física, seja ele sedentário que deseja mudar seus hábitos, praticantes ou também atletas de alto rendimento.

E sobre quando procurar o médico do esporte, Dr. Gabriel Faria de Lima cita:

- Emagrecimento;

- Mudança de estilo de vida;

- Avaliação pré-participação esportiva, para se ter mais segurança ao praticar exercícios físicos;

- Liberação para prática esportiva;

- Diagnosticar, tratar e prevenir lesões ortopédicas relacionadas ao esporte;

- Combater doenças crônicas por meio da mudança dos hábitos de vida;

- Melhora da composição corporal;

- Orientação e prescrição de suplementos;

- Controle de carga de treinamento (prescrito pelo profissional de educação física);

- Otimização da performance esportiva;

- Quem deseja melhorar a qualidade do sono e da disposição;

- Idosos com o objetivo de se prevenir de quedas.

 

Para quem busca melhorar a performance esportiva, o médico do esporte irá prescrever recomendações como tipo, frequência, tempo e intensidade de exercício necessários para que haja um aumento significativo na melhora da performance.

 

Quais as vantagens de procurar um médico do esporte?

médico do esporte

Se você está considerando procurar um médico do esporte, mas ainda tem dúvidas se realmente vale a pena, separamos as principais vantagens de ser acompanhado por um especialista da área de Medicina Esportiva. Veja!

- Verificar se o organismo está apto a iniciar algum tipo de esporte;

- Detectar precocemente qualquer alteração de saúde que poderia piorar com a prática esportiva;

- Prevenção e tratamento de lesões;

- Identificação do melhor tipo de exercício para uma pessoa, evitando execução incorreta;

- Reabilitação de lesões e traumas, indicando o esporte ideal para o paciente ao longo do processo de recuperação;

- Orientação personalizada sobre alimentação e suplementação;

- Acompanhamento da capacidade de esforço realizado pelo coração, respiração, metabolismo e circulação.

 

Para além de tratar as lesões, o objetivo principal da Medicina Esportiva é evitá-las. Por isso é tão importante que todo aquele que queira mudar os hábitos de vida, comece procurando um médico do esporte para que ele possa recomendar os melhores exercícios para o seu biotipo, bem como a maneira certa de executá-los, evitando assim possíveis lesões.

Como pudemos notar, a Medicina Esportiva está diretamente relacionada à qualidade de vida das pessoas, sendo uma importante aliada de qualquer indivíduo que deseja realizar uma prática esportiva em nível competitivo ou amador, possibilitando a compreensão do seu estado de saúde geral.

Para quem ficou interessado e quer marcar uma consulta com um ortopedista especialista em Medicina Esportiva, basta clicar aqui.

 

Dr. Gabriel Faria de Lima

Medicina Esportiva

CRM 26745/RQE 22490