O que é ortopedia pediátrica?


O que é ortopedia pediátrica?
Separamos esse artigo para explicar o que é a ortopedia pediátrica, como funciona essa especialidade e quando recorrer a ela. Boa leitura!

 

Assim como o atendimento médico de adultos se divide em especialidades, para as crianças isso também ocorre. A ortopedia pediátrica é o ramo da pediatria que cuida de patologias ortopédicas tanto de crianças quanto de adolescentes.

Separamos esse artigo para explicitar o que é a ortopedia pediátrica, como funciona essa especialidade e quando recorrer a ela. Boa leitura!

O que é a ortopedia pediátrica?

Como já dito anteriormente, a ortopedia pediátrica é uma ramo de especialização que compreende a ortopedia e a pediatria. Dessa maneira, o atendimento é voltado para crianças e adolescentes com patologias ortopédicas, que precisam de atenção especial nessa fase de desenvolvimento.

Vale ressaltar que a especialidade não tem foco apenas no tratamento, mas também na prevenção e diagnóstico correto para esse público. Por isso é extremamente importante que o profissional esteja presente em centros médicos e hospitais, como ocorre na Ortocentro Brusque.

Quais patologias a ortopedia pediátrica trata?

As patologias diagnosticadas, tratadas e que tem o tratamento de prevenção realizado pelos ortopedistas infantis, são aquelas relacionadas ao sistema músculo-esquelético de crianças e adolescentes, compreendendo desde o nascimento até os 18 anos.

Os principais tratamentos realizados são:

  • Deformidades angulares, que compreendem o joelho valgo (em X) ou varo (arqueado);
  • Deformidades nos pés, como o pé torto congênito, pé plano e pé cavo;
  • Deformidades nos quadris, como a luxação congênita da região, a Doença de Legg-Perthes e outras patologias;
  • Deformidades rotacionais, como a ocorrência de joelhos para dentro;
  • Doenças neuromusculares, sendo as mais comuns a paralisia cerebral e a mielomeningocele;
  • Fraturas e lesões musculares diversas;
  • Infecções nos ossos e nas articulações;
  • Tumores encontrados nos ossos.

Vale ressaltar que, qualquer outra patologia, doença ou lesão que ocorra com crianças e adolescentes deve ser procurado o atendimento de um especialista em ortopedia pediátrica. 

Isso ocorre porque até os 18 anos o corpo humano está em desenvolvimento e os tratamentos a serem realizados precisam considerar os fatores que envolvem a fase de maneira específica, procurando não retardar alguma função motora da criança ou adolescente.

Além disso, algumas enfermidades podem ser próprias da idade, principalmente os sintomas. Como ocorre com a dor do crescimento, que é quando os músculos estão se esticando para acompanhar o desenvolvimento do corpo.

Quando procurar atendimento com um ortopedista infantil?

A procura por um ortopedista infantil deve ser feita sempre que houver lesões traumáticas ou sinais de infecções ortopédicas em crianças e adolescentes. A procura imediata pelo especialista garante o tratamento e diagnóstico adequado do paciente.

É importante salientar que, além da especialidade médica, esses profissionais são preparados para atender esse público de maneira específica. Atendendo as demandas dele, como a atenção, a comunicação e o diagnóstico mais condizente com aquilo que eles possam absorver.

Além disso, em caso de patologias ou deformidades que sejam diagnosticadas logo após o nascimento, o encaminhamento médico já é feito pelos profissionais. Assim, desde os primeiros sinais da necessidade de tratamento específico, a criança tem a possibilidade de obter os melhores tratamentos e resultados.

Por isso, em casos de lesões graves ou sintomas que indicam infecções ortopédicas, é importante que o responsável pela criança ou adolescente procure o atendimento adequado com um ortopedista infantil e proporcione o melhor tratamento para o paciente, possibilitando assim uma melhor qualidade de vida para eles, após o diagnóstico.

Agora que você já sabe o que é a ortopedia pediátrica, é importante mencionar que a Ortocentro é a primeira clínica que oferece a especialidade na região. Com profissionais renomados e prontos para lhe atender, como o Dr. Bruno Cornelios Leite, e atendimento humanizado para crianças e adolescentes.