O QUE O MÉDICO DO ESPORTE PODE FAZER POR VOCÊ?


O QUE O MÉDICO DO ESPORTE PODE FAZER POR VOCÊ?
Hoje vamos quebrar o paradigma de que médico do esporte só atende atletas. Nessa matéria, fique por dentro de como o medico do esporte pode ajudar você!

 

 

A medicina do esporte tem se popularizado e vem ganhando espaço em um ritmo alto aqui no Brasil, principalmente por que hoje as pessoas estão entendendo que não é preciso ser atleta profissional para se beneficiar dessa especialidade médica: todos podem e devem procurar o médico do esporte, olhando ele como um grande aliado em busca de saúde e bem estar. 

Caso você ainda não saiba o medicina do esporte pode fazer por você, explicamos aqui: essa especialidade médica é responsável pelo estudo e influência de exercícios físicos na saúde de todos, sendo atletas ou não e com base em exames, tomar ações como prevenir e reabilitar lesões, além de melhorar a performance do paciente em relação às atividades físicas praticadas pelo mesmo. Sendo assim, é fácil entender que o principal foco da medicina do esporte é entregar desempenho e saúde aos que procuram o médico especialista em medicina do esporte. Indo mais a fundo no que esse médico pode fazer por você, olhe a lista abaixo:

  • Analisar desempenho físico;
  • Requisitar exames clínicos e laboratoriais;
  • Gerenciar atividades físicas;
  • Acompanhamento e orientação de atletas;
  • Coordenar equipes de saúde esportiva;
  • Avaliar a parte física e nutricional.
  • Recomendar suplementação quando necessário.

Quebrado o paradigma de que médico do esporte só atua dentro de clubes esportivos, o que não é verdade, já que qualquer pessoa que deseja mudanças em busca de uma vida saudável pode agendar consulta com esse profissional é importante para todos saber quando que ele deve ser procurado. Há uma série de situações em que a pessoa que pratica exercícios regularmente, que está sedentária e precisa mudar sua rotina para alcançar o bem estar proporcionado por saúde ou atletas devem procurar o médico do esporte.

A primeira situação é quando o paciente precisa por algum motivo realizar um check-up geral de sua saúde através de exames, já que o médico do esporte pode fazer a requisição para eles e interpretar o que os exames mostram sem erros. Ainda, seja por espontânea vontade ou indicação médica, o ideal antes de iniciar a prática de exercícios físicos é consultar com o médico do esporte, para que ele possa intervir de maneira positiva na programação de exercícios.

 

 

 

Outro motivo que justifica a busca pelo médico do esporte é em caso de algum sintoma durante ou após a realização de alguma atividade física, como dores. Nesse caso é interessante interromper a atividade física e não perder tempo em passar pelo consultório e por fim, o começo da caminhada em busca de melhora no desempenho esportivo deve ser dado consultando o médico do esporte.

 

A Ortocentro Brusque conta com o Dr. Gabriel Faria de Lima, formado em fisiologia do exercício e medicina esportiva (CRM 26745) no seu corpo clínico que vai atender suas necessidades quanto a gestão de atividades físicas. Você pode agendar sua consulta através do botão abaixo.


fotografia do dr gabriel

Dr. Gabriel Lima

Medicina do esporte
CRM 26745

O Dr. Gabriel é graduado em Medicina pela Universidade Católica do Paraná e desde então vem exercendo a profissão como médico do @coritiba e realizando atendimentos ambulatoriais na Ortocentro, na cidade de Brusque. Você pode agendar sua consulta com o Dr. Gabriel através do whatsapp (47)98497-3346