SERÁ QUE PRECISO LEVAR MEU FILHO A UM ORTOPEDISTA PEDIATRICO?


SERÁ QUE PRECISO LEVAR MEU FILHO A UM ORTOPEDISTA PEDIATRICO?
Vamos ajudar as mamães e papais que ficam em dúvida sobre qual o momento ideal para levar a criaança ao ortopedista pediátrico, acompanhe conosco até o final!

Se vocês são pais que estão sempre atentos à saúde dos filhos, muito provavelmente já ouviram falar da ortopedia pediátrica.

O médico que atua nessa especialidade é o ortopedista infantil: ele é o profissional responsável por diagnosticar e tratar problemas ortopédicos comuns em crianças, investigar suas causas e sintomas e tomar decisões baseadas nesse diagnóstico, optando por desde tratamentos convencionais a intervenções cirúrgicas.

Quanto aos problemas ortopédicos que algumas crianças podem apresentar, são divididos em três tipos:

Os defeitos congênitos: displasia de quadril e pé torto congênito, que são o grupo de malformação genética. As lesões traumáticas, que são entorses, distensões ou fraturas e por fim, as patologias adquiridas como osteomielite aguda, por exemplo.

Existem dentro da ortopedia infantil, uma série de patologias a serem tratadas. Listamos nesse artigo as mais comuns.

Pé torto congênito

É um defeito nos pés que ocorre durante a gestação, normalmente associado a um grau de desenvolvimento anormal das estruturas que sustentam os ossos dos pés. Geralmente é causado por erros na formação dos tendões e tecido mole ligado aos ossos do pé. Segundo a Revista Brasileira de Ortopedia (RBO), a condição afeta aproximadamente um bebê em cada 1.000 nascidos vivos. O tratamento é feito logo após o nascimento e consiste na utilização de gessos, a fim de atingir a correção.

Pé chato

É uma anormalidade causada por uma alteração na forma de um dos pés do indivíduo, principalmente durante a infância, provocando um alongamento desigual do arco plantar. Pode acometer ambos os pés ou apenas um deles, podendo causar fadiga, dores e tensão.

Andar na ponta dos pés

Crianças que estão aprendendo a andar podem fazer isso nas pontinhas dos pés, porém os pais devem ficar atentos: se o comportamento seguir após os 2 anos de idade, é importante levar a criança ao médico, a fim de investigar se há um diagnóstico para essa condição.

Displasia do quadril

A displasia do quadril é uma anomalia congênita que causa um encaixe anormal do quadril (articulação coxofemoral). Pode ser definida como a disfunção da articulação resultando da falta de desenvolvimento normal do quadril, envolvendo uma insuficiente formação e fortalecimento do osso acetabular (acetábulo) que conecta a pelve ao fêmur. O tratamento precoce é extremamente importante para a redução da gravidade dos sintomas e paralisação da progressão da displasia. O tratamento é feito com o uso de um suspensório especial, que se prende à região torácica e às pernas do bebê.

Osteomielite

Osteomielite é uma infecção bacteriana que afeta os ossos ou o tecido macio ao redor dos ossos, chamado de periósteo. Os sinais e sintomas de osteomielite podem incluir dor óssea, vermelhidão, calor, inchaço e, às vezes, febre e fraqueza. O tratamento é feito com a recomendação do uso de antibióticos.

Lesões traumáticas

Aqui incluímos luxações, entorses, distensões e fraturas. Se ocorrer com seu filho, é fundamental levá-lo ao ortopedista o quanto antes.

Então, com todas essas informações, ficou fácil saber quando sua criança precisa de um ortopedista pediátrico, certo? O segredo disso é estar atento a qualquer sintoma ou alteração nos movimentos da criança ou ao notar que ela nasceu com alguma alteração nesse sentido, e não houve qualquer indicação que a condição vai ser normalizada mas é bom ressaltar que não se deve perder tempo e procurar um médico rapidamente, pois quanto mais cedo o diagnóstico, melhor para a criança.

Outro assunto super importante que devemos abordar ainda nesse artigo: quando trata-se de problemas ortopédicos infantis congênitos, não há muita coisa que os pais podem fazer a não ser esperar até o momento certo do ortopedista pediátrico entrar em cena. No entanto, situações que resultam em lesões e torções, podem acontecer por descuido ou alguma outra situação inesperada, portanto:

  • Evite deixar materiais ou objetos “perigosos” próximo da criança;
  • Utilizar uma mochila adequada, sem carregar muito peso;
  • Utilizar calçados confortáveis e que se encaixem bem ao pé da criança.
  • Tente prever situações que podem trazer risco aos seus filhos, por exemplo, se a criança tem um sono agitado, o ideal é a cama dela estar cercada, para não haver risco de queda

 


 

 

Na Ortocentro, temos em nosso corpo clínico o Dr. Bruno, que exerce a especialidade de ortopedia pediátrica de maneira exemplar. Você pode agendar uma consulta para seu filho através do botão abaixo.

 

fotografia do dr bruno

Dr. Bruno Cornelios Leite

Ortopedia pediátrica

CRM 25680 | RQE 17876 | SBOT 16164

O Dr. Bruno é graduado em medicina pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e especialização em Ortopedia Pediátrica pelo Hospital Infantil Joana de Gusmão. Em Brusque, ele realiza atendimentos ambulatoriais aqui na Ortocentro. Você pode agendar sua consulta com o Dr. Bruno através do whatsapp (47)98497-3346