Videoartroscopia do Quadril: cirurgia de quadril minimamente invasiva


Videoartroscopia do Quadril: cirurgia de quadril minimamente invasiva

 

O surgimento de técnicas cirúrgicas minimamente invasivas tem ganhado bastantes adeptos na área médica por ser um procedimento que proporciona diversos benefícios, como: cicatriz cirúrgica reduzida, menos dor pós-operatória, menor taxa de complicações, recuperação mais rápida, alta hospitalar precoce, retorno mais rápido às atividades habituais e maior conforto do paciente.

Com o rápido avanço tecnológico, essa técnica expandiu-se para diversas especialidades da medicina e, atualmente, é considerada o método mais utilizado para o tratamento de diversas afecções e alterações. Uma das áreas que se beneficiou com esse procedimento foi a ortopedia, que passou a realizar cirurgias de quadril.

Também chamada de videoartroscopia de quadril, essa técnica possibilita aos médicos visualizar a articulação do quadril sem a necessidade de realizar uma grande incisão na pele. Esse método é utilizado para diagnosticar e tratar vários problemas no quadril.

Quer saber mais sobre essa técnica cirúrgica? Continue a leitura deste conteúdo que o Ortocentro preparou com exclusividade para você.

 

O que é videoartroscopia de quadril?

A videoartroscopia de quadril consiste em ser uma cirurgia minimamente invasiva e eficaz, que garante reabilitação precoce, altas taxas de sucesso e melhora clínica de pacientes com problemas articulares no quadril.

Em suma, a videoartroscopia de quadril é feita fazendo pequenas incisões ao redor do quadril, onde o médico insere uma pequena câmera que capta todas as imagens de toda a estrutura do local e transmite para uma tela de alta resolução. Caso seja necessário, o médico pode inserir outros instrumentos também para examinar ou tratar a articulação do quadril.

O nome do aparelho utilizado pelo cirurgião na videoartroscopia de quadril é o artroscópio, uma haste metálica com lentes cilíndricas em seu interior.

 

Para que serve a cirurgia de videoartroscopia de quadril?

A videoartroscopia de quadril é uma técnica que tem como objetivos preservar tecidos, ajudar no processo de cicatrização natural do corpo e, principalmente, eliminar a dor, permitindo a movimentação normal da articulação, com vistas a evitar a colocação de uma prótese.

Ao optar por uma videoartroscopia de quadril, o médico ortopedista quer:

- Remover pequenos pedaços de osso ou cartilagem que podem estar soltos dentro da articulação do quadril causando dor.

- Tratar a síndrome do impacto do quadril (também chamado de impacto femoral-acetabular ou IFA). 

- Reparar um labrum rasgado (uma ruptura na cartilagem que está presa à borda do osso do quadril).

- Reparar tendões do quadril.