Volta às aulas: Descubra qual peso ideal para a mochila escolar


Volta às aulas: Descubra qual peso ideal para a mochila escolar

As aulas do seu filho estão prestes a começar? Saiba qual é o peso ideal da mochila escolar e evite problemas graves na coluna da criança.

Todo início de ano é marcado pela intensa movimentação dos pais em busca dos itens da lista de material escolar dos filhos, para a volta às aulas. Nesse momento surge uma grande dúvida em relação a comprar ou não uma mochila nova.

Uma das principais características da mochila escolar é a durabilidade, sendo um acessório utilizado para carregar e proteger o material escolar que será utilizado em sala de aula. Possui diversos modelos com características que mudam de acordo com as preferências e necessidades de cada faixa etária.

Entretanto, ao decidir comprar uma nova mochila para o seu filho, alguns fatores precisam ser considerados, pois o modelo errado e o excesso de peso carregado podem ocasionar problemas graves à coluna.

 

Qual o peso ideal para a mochila escolar?

Você já deve ter se perguntado o quanto de peso uma criança é capaz de carregar em uma mochila escolar, não é mesmo?

Mochilas escolares pesadas são uma séria ameaça à saúde e ao bem-estar das crianças, principalmente na fase de desenvolvimento na qual pode ocorrer danos à coluna vertebral e aos joelhos. Isso porque a criança precisa compensar o excesso de peso inclinando-se para a frente, o que pode sobrecarregar os músculos do pescoço, ombros e costas.

Por isso, os médicos ortopedistas orientam os pais para que observem múltiplos fatores que podem ser condicionantes de problemas posturais. Dentre eles, a compatibilidade do peso da mochila escolar ao peso e à altura da criança. 

Como escolher o tamanho certo de mochila escolar para o seu filho? Para responder a essa pergunta trouxemos uma tabela com os tamanhos deste acessório e a indicação para a faixa etária e a altura da criança.

 

Tabela de medidas da mochila escolar ideal para cada faixa etária

Faixa etária

Altura da criança

Tamanho da mochila

2 a 3 anos

Inferior a 1 m

P

3 a 4 anos

Entre 1 m e 1,30 m

M

4 a 6 anos

Entre 1,30 m e 1,40 m

G

Acima de 6 anos

Acima de 1,40 m

GG

 

Esses tamanhos informados servem tanto para mochila de costas quanto para as mochiletes, ou seja, mochilas com rodinhas. Caso o seu filho precise carregar muitos materiais escolares, recomendamos o uso da mochilete (mochila com rodinhas) para evitar sobrecarregar a coluna com muito peso.

Sabendo desses pontos, é hora de aprendermos a calcular o peso ideal da mochila escolar, para evitarmos problemas graves na coluna da criança. Assim, a determinação dos órgãos de saúde é que o peso máximo da mochila escolar não ultrapasse 10% do peso da criança. Em outras palavras, se o seu filho pesa 50 kg, o peso da mochila não poderá ultrapassar 5 kg.

 

Quais os problemas podem ocorrer com o uso de mochila escolar pesada?

Mochilas escolares excessivamente pesadas podem trazer sérios riscos à saúde e ao bem-estar do seu filho. Veja abaixo os problemas que o uso incorreto da mochila escolar pode trazer para a saúde da criança.

 

Pescoço e parte superior das costas

Para compensar o excesso de peso da mochila escolar, a criança passa a projetar o corpo para frente, forçando cabeça e pescoço também. Essa atitude causa dores nas costas, nos ombros e pressiona músculos e ligamentos do pescoço.

 

Ombros

Quando há uma sobrecarga nos ombros de uma criança, as articulações e músculos ficam sobrecarregados, o que gera uma tensão exagerada no local e causa dores incômodas.

 

Lombar

A mudança na postura, consequência da inclinação do tronco para frente, pode resultar em dores no meio e na parte inferior das costas e músculos.

 

Joelho

Ao carregar a mochila escolar pesada, a criança acaba sobrecarregando os joelhos que são afetados pela mudança de postura ao caminhar, o que pode ocasionar dores no local.

 

Quadril

Outra consequência do excesso de peso da mochila escolar é o surgimento de dores no quadril, devido ao movimento contrário do peso do acessório.

 

Quais cuidados ter com o peso da mochila escolar do seu filho?

É normal os pais ficarem preocupados com a qualidade de vida dos seus filhos, principalmente em relação aos efeitos do excesso de peso da mochila escolar sobre a saúde da criança.

Pensando nisso, trouxemos uma lista de dicas que podem ser observadas pelos pais a fim de minimizar possíveis problemas na coluna dos filhos.

  • A primeira dica é observar o peso máximo que pode ser carregado na mochila escolar.
  • Procure sempre ajustar as alças da mochila de acordo com a anatomia do seu filho, ou seja, a mochila precisa ficar na altura do tronco. Na hora de comprar mochila escolar para o seu filho prefira os modelos com alças largas e almofadadas, que proporcionam maior conforto, evitando sobrecargas nos ombros. 
  • Distribua o peso igualmente pelo corpo e oriente o seu filho para evitar carregar a mochila em apenas uma alça. Com o passar do tempo isso pode provocar escoliose.
  • No caso das mochiletes, é importante prestar atenção nas hastes, ajustando-as de acordo com a altura da criança e formando um ângulo de 30 graus em relação ao braço da criança.
  • Na hora de dispor os itens dentro da mochila escolar, coloque o peso maior próximo à coluna. Isso ajuda a distribuir melhor o peso dentro da mochila e evita que a criança projete o corpo para frente para segurar o peso da mochila.

Seguindo todas essas dicas, você ficará mais tranquilo e o seu filho terá um retorno às aulas mais satisfatório e confortável. Em caso de dúvida, aconselhamos a procura de um médico ortopedista para que ele avalie com maior precisão a anatomia do seu filho e indique o peso ideal da mochila escolar e a forma correta dele carregá-la.

E aí, curtiu este conteúdo que preparamos exclusivamente para você? Aproveite e leia também o nosso conteúdo “O que é ortopedia pediátrica?”, um assunto bastante pertinente para quem precisa saber sobre a importância desse profissional para o desenvolvimento da criança.

 

Até a próxima!